InŪcio do conteķdo da pŠgina

História da Escola de Minas

Idealizada por Dom Pedro II e fundada por Claude Henri Gorceix no dia 12 de Outubro de 1876, a Escola de Minas foi pioneira em estudos geol√≥gicos, mineral√≥gico e metal√ļrgico.

Em uma viagem feita à França, Dom Pedro II pediu a Auguste Daubrée, que fizesse um levantamento aqui no Brasil de quais seriam as melhores formas de desenvolvimento de estudos e de exploração mineral. Auguste Daubrée tinha acabado de ser nomeado Diretor da Escola de Minas de Paris; por esse motivo, recusou o pedido de Dom Pedro, prometendo enviar Claude Henri Gorceix, pessoa de sua confiança.

Após um minucioso estudo feito aqui no Brasil, Gorceix chega à conclusão de que Ouro Preto era uma região de grande riqueza geológica e envia um relatório a D. Pedro II, informando ter encontrado o lugar ideal para fundar a sede da Escola. O ilustre fundador da Escola descrevia a cidade da seguinte forma:

"Em muito pequena extens√£o de terreno, pode-se acompanhar a s√©rie quase completa das rochas metam√≥rficas que constituem grande parte do territ√≥rio brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excurs√Ķes mineral√≥gicas proveitosas e interessantes". (Claude Henri Gorceix)

Inicialmente, a Escola de Minas começou funcionando no antigo Palácio dos Governadores, as aulas que aconteciam inclusive aos sábados e domingos eram em tempo integral, com o objetivo de formar profissionais num menor espaço de tempo.

Gorceix foi fundador da Escola, primeiro diretor e professor de mineralogia, geologia, f√≠sica e qu√≠mica. Faleceu no dia 6 de setembro de 1919, na Fran√ßa. Durante as comemora√ß√Ķes de 94 anos da Escola, seus restos mortais foram trazidos para Ouro Preto e colocados no Mausol√©u do Gorceix, localizado no primeiro pr√©dio da Escola de Minas.

Em 1969, houve pelo Decreto-Lei n¬ļ 778 do Governo Federal a incorpora√ß√£o da Escola de Minas √† Escola de Farm√°cia, que juntas institu√≠ram a Universidade Federal de Ouro Preto. No ano de 1995, a Escola de Minas foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro, onde funciona atualmente junto √† Universidade Federal de Ouro Preto, comportando nove cursos da √°rea de engenharia e arquitetura.

Dom Pedro II                                  Claude Henri Gorceix

(Idealizador)                                              (Fundador)

Fim do conteķdo da pŠgina