Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Acessos:
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Eduroam, rede de acesso à internet sem fio

  • Publicado: Quarta, 22 Março 2017 14:01
  • Última Atualização: Quinta, 23 Março 2017 10:37

Publicado por: Caio Henrique Duarte Gonzaga

 

A Eduroam (educational roaming) é uma iniciativa dedicada à mobilidade internacional, que chegou ao Brasil em 2012 e na UFOP em 2016, por meiodo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) em parceria com o RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Atualmente,  atende mais de 70 organizações privadas e públicas, permitindo que estudantes, pesquisadores, professores e técnicos de instituições credenciadas se conectemà internet pelo cadastro/login do MINHAUFOP. Neste acesso à rede sem fio Eduroam, a conexão é automática.

Para membros da comunidade da UFOP, as instruções de configuração do acesso à Rede Eduroam  são as mesmas utilizadas na configuração do acesso à rede UFOP, mas a conta de usuário informada deve ser sucedida pelo domínio ufop.br, ou seja, o usuário deve informar sua conta no formato de um endereço eletrônico, “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”.

Como funciona

O princípio básico do Eduroam é a autenticação do usuário, que é feita pela sua instituição de origem (provedor de identificação/autenticação), e a autorização para uso dos recursos da rede sem fio, que é cedida pela instituição visitada (provedor de acesso). Além de autenticação segura, o serviço tem como benefícios sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

 

Onde posso usar o Eduroam?

Em todas as instituições brasileiras credenciadas. Além disso, o Eduroam é uma iniciativa mundial, presente em mais de 60 organizações espalhadas pelo mundo. Assim, ao visitar uma entidade participante, seu equipamento sem fio associar-se-á de maneira automática à rede sem fio “eduroam”, caso esteja configurado apropriadamente na instituição de origem. A identificação e a configuração da rede é a mesma em todo o mundo. Os parâmetros de autenticação são definidos pela sua instituição de origem. Isso significa que, se você configurou e usou seu dispositivo em uma entidade, ele deverá funcionar com a mesma configuração em qualquer local.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página