InŪcio do conteķdo da pŠgina

Inaugurado Laboratório do ITV

• Publicado: Quinta, 18 Maio 2017 08:21
  • √öltima Atualiza√ß√£o: Segunda, 22 Maio 2017 17:46

Foto: Gabriel Campbell

Cerim√īnia de inaugura√ß√£o concretiza instala√ß√£o do Instituto Tecnol√≥gico Vale na UFOP

Gabriel Campbell

O evento de inaugura√ß√£o do Instituto Tecnol√≥gico Vale, na tarde desta quarta-feira (17), contou com a presen√ßa da Reitora da UFOP, Prof.¬™ Cl√°udia Aparecida Marli√©re de Lima, do Vice-Reitor, Prof. Herm√≠nio Arias Nalini J√ļnior, do diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, do diretor-presidente do ITV, Luiz Eug√™nio Ara√ļjo de Moraes Mello, do diretor cient√≠fico do ITV, Laurindo de Salles Leal Filho, do diretor executivo do ITV, Sandoval Carneiro, e do presidente executivo da Funda√ß√£o Gorceix, professor Cristovam Paes de Oliveira.

A instalação do Laboratório na UFOP foi resultado de um convênio firmado entre a Universidade e o Instituto. A UFOP cedeu a área de 1.200m², na qual o prédio está edificado, e, em contrapartida, o ITV forneceu os recursos financeiros para a realização das obras. O convênio conta ainda com o auxílio de bolsas oferecidas pelo governo através da Capes. O convênio também prevê a utilização do espaço no desenvolvimento de projetos de pesquisa cooperativos pelos demais laboratórios da UFOP.

Segundo o diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, ‚Äúa import√Ęncia para os alunos √© a disponibiliza√ß√£o de um espa√ßo com equipamentos de ponta que podem auxiliar na pesquisa e aprendizado, gerando impactos positivos tantos sociais quanto acad√™micos‚ÄĚ. Ele refor√ßa ainda que este √© um case de excel√™ncia laboratorial nos programas de p√≥s-gradua√ß√£o e nas formas de fazer a gest√£o administrativa desses laborat√≥rios, sendo este o foco principal do ITV.

foto: Gabriel Campbell

Diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, discursando sobre a import√Ęncia do Parque Laboratorial na EM

Compartilhamento de espaço e de expertises

A proposta é que o laboratório seja constituído de áreas de uso comum e salas de laboratórios para execução de pesquisa do Macro Programa de Pesquisa Melhoramento do Desempenho da Concentração de Minério de Ferro por Flotação.

De acordo com a Reitora da UFOP, Prof.¬™ Cl√°udia Marli√©re, essa parceria privada vem, no caso da UFOP, com uma proposta de dar maior suporte √† √°rea de pesquisa e de desenvolvimento tecnol√≥gico. ‚ÄúCom isso, acredito que possa gerar mais desenvolvimento econ√īmico e social. Devemos come√ßar a ter outra vis√£o a respeito da √°rea extrativista da minera√ß√£o, em que os envolvidos encontrem solu√ß√Ķes com novos produtos, que contribuam com a sustentabilidade e qualidade de vida‚ÄĚ.

Foto: Gabriel Campbell

Representantes da Vale apresentam os laboratórios à Reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére de Lima

Um dos motivos para instala√ß√£o do ITV na Escola de Minas, segundo o diretor-presidente do programa, Luiz Mello, √© a tradi√ß√£o hist√≥rica da institui√ß√£o de dedica√ß√£o √† pesquisa e √† inova√ß√£o. ‚ÄúEssa tradi√ß√£o se materializa instaurada em compet√™ncia dos pesquisadores e de conhecimento‚ÄĚ, destaca Luiz.

De acordo com ele, a inaugura√ß√£o do laborat√≥rio dentro do campus da UFOP facilita e propicia a intera√ß√£o entre os pesquisadores do ITV e os da UFOP. ‚ÄúO objetivo para os pr√≥ximos anos √© continuar a trajet√≥ria de crescimento do ITV, agregando de novas linhas de pesquisa e consolidando as que j√° est√£o em atividade‚ÄĚ.

Para Luiz Mello, √© atrav√©s da intera√ß√£o entre os seres humanos que surgem novas ideias e oportunidades. Assim, a Vale e a UFOP estar√£o mais pr√≥ximas, podendo uma institui√ß√£o colaborar com solu√ß√Ķes de problemas e cria√ß√£o de novos projetos para a outra. Al√©m disso, com o uso compartilhado do espa√ßo e da expertise das duas institui√ß√Ķes, os resultados das pesquisas em curso ser√£o potencializados.

registrado em:
Fim do conteķdo da pŠgina